031367641503

472 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ- UFPI
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM FILOSOFIA
MÓDULO I
PÓLO: AVELINO LOPES-PI
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A METODOLOGIA CIENTIFICA
PROFESSORA: EDINALVA MELO
TUTOR: ROBSON FERREIRA DE SOUSA
Aluno ( A) Mariza Luz Silva

ATIVIDADE I

AS CIÊNCIAS HUMANAS
Chamamos ciências humanas aquelas que tem por objeto de estudar o próprio homem.Com o desenvolvimento das ciências da natureza,desejou-se a estender o rigor do método também aos assuntos referentes ao homem,assuntos estes que sempre foram objeto da filosofia. Sua tarefa principal é estudar o comportamento do homem individual ou coletivamente,como a psicologia,a própria filosofia,a lingüística e a história,mas os atos humanos torna muito difícil a abordagem científica dos fenômenos,porque o próprio homem é objeto de conhecimento e nem sempre é fácil identificar e controlar os aspectos que influenciam os atos humanos.
Com isso o homem vem fazendo certas experiências e sofrem restrições de caráter moral,ou seja, uma prova de demonstração, tentativa submetendo o ser humano a situações perigosas.

OS VÁRIOS SENTIDOS DA RAZÃO(Marilena Chauí)

Usamos a palavra razão em muitos sentidos em nossa vida cotidiana, porque nos sentimos seguros de alguma coisa, mesmo que se pode ter ou não ter. Para muitos filósofos , a filosofia é o momento do encontro, do acordo e da harmonia entre as duas razões ou racionalidades.
Mas o que significa mesmo a razão? Pensar e falar ordenadamente, com medida e proporção, e principalmente com clareza e de modo compreensível para os outros,ter a confiança de que podemos ordenar e organizar as coisas porque são racionais.
Assim, o ser humano avalia julga e estabelece relações lógicas de conhecer,e compreender o seu raciocínio, ou seja, um sistema de princípios cuja verdade não depende da experiência. FILOSOFIA PARA QUE?(Polifonia da razão)
Para muitos corresponde o “elogio da filosofia”. O elogio não se confunde com a apologia, defesa e

Relacionados