031271961600

1151 palavras 5 páginas
Gicídios
Características Dos Glicídios
Os glicídios são moléculas orgânicas constituídas fundamentalmente por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. São também conhecidos como açúcares, samarídeos (do grego sakharon, açúcar), carboidratos ou hidratos de carbono.

Os Principais Glicídios:
Glicose: é um glicídio energético, também conhecido como dextrose, encontrado no açúcar do mel, na uva e outros frutos.
Sacarose: também energético, é encontrado principalmente na cana-de-açúcar e na beterraba. É o açúcar comum muito utilizado no mundo todo.
Amido: glicídio que serve, nas plantas, como reserva de energia.
Celulose: tem a função de formar as paredes das células dos vegetais.

Funções Dos Glicídios:
1ª suprimento contínuo de energia para os trilhões de células realizarem suas atividades orgânicas;
2ª facilitar o desdobramento completo do lipídio nos processos de liberação de energia;
3ª fornecer combustível para o funcionamento completo e apropriado do sistema nervoso central.
Os glicídios mais simples são os monossacarídeos, que apresentam fórmula geral (cH2O). O valor de n pode variar de 3 a 7, e, de acordo com ele, os monossacarídeos são chamados respectivamente de trioses, tetroses, pentoses, hexoses e heptoses. Exemplos de monossacarídeos são glicose, frutose, galactose, ribose e desoxirribose.
Dissacarídeos. Dissacarídeos são moléculas formadas pela união de dois monossacarídeos. A reação de formação de um dissacarídeo é uma síntese por desidratação: um dos monossacarídeos perde um hidrogênio (- H) e o outro perde uma hidroxila (-OH); os dois monossacarídeos se unem e o hidrogênio e a hidroxila liberados formam uma molécula de água. A sacarose - o açúcar de cana - é um dissacarídeo formado pela união de uma molécula de glicose e urna de frutose. Outro exemplo de dissacarídeo é a lactose - o açúcar do leite -, constituído por uma glicose ligada a uma galactose.

Lipídios
O que são lipídios?
O termo lipídio designa alguns

Relacionados