031265321643

452 palavras 2 páginas
Semana 2
QUESTÃO 1: Partindo destes dois momentos da psicologia , correlacione-os com o trabalho realizado junto ao direito, nestes momentos.
Tanto a psicologia quanto o Direito eram ferramentas consideradas elitizadas, pois uma pequena parcela da população tinha acesso e, em muitos casos eram usados para diferenciar e categorizar a sociedade. Porém, podemos afirmar que hoje a psicologia e o direito vêm trabalhando para uma maior igualdade social, uma melhoria na vida das pessoas, deixando as mazelas do passado para trás. Se no passado tínhamos uma classe de psicólogos e juristas elitizada, hoje temos uma maior participação da classe mais pobre, que está tendo a oportunidade de transformar esse quadro e diminuir consideravelmente a desigualdade em nosso país.

Questão 1: Como podemos entender a afirmação de que o que a justiça expressa nas “decisões judiciais sempre parece subjetivamente incompleta”?
O ideal máximo do Direito é e sempre será o de realizar a justiça, entretanto mesmo quando os tribunais tomam decisões corretas em relação a determinado fato sempre há um sentimento que poderia se ter feito mais, ou que o que foi feito não poderá reparar o dano sofrido. Mas, temos que ter consciência que a justiça é um ideal e nem sempre poderemos realiza-la por completo, porém sempre temos que pôr ela como referência nas decisões.

Questão 1: Estabeleça um paralelo entre justiça tradicional e justiça restaurativa
A justiça restaurativa, ao contrário do que vemos hoje, visa às consequências causadas a vítima e uma melhor resolução dos problemas que foram causados a ela, buscando o atendimento das necessidades da vítima ao mesmo tempo em que o agressor é convocado a participar do processo de reparação do dano, visando um processo produtivo e de reintegração à sociedade, em lugar da simples pena punitiva. Por outro lado, a justiça tradicional tem como prioridade punir o infrator, e em segundo plano fica o ressarcimento da vítima, pois o foco da atenção está

Relacionados