031174861384

1331 palavras 6 páginas
O COTIDIANO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO.....................................................................................1 2. DESENVOLVIMENTO..................................................................4 3. CONCLUSÃO.........................................................................................5 4. REFERÊNCIAS.............................................................................6

INTRODUÇÃO

A expansão da educação infantil no Brasil e no mundo tem ocorrido de forma crescente nas ultimas décadas, acompanhando a intensificação da urbanização, a participação da mulher no mercado de trabalho e as mudanças na organização e estrutura das famílias.
Por outro lado, a sociedade está mais consciente da importância das experiências na primeira infância, o que motiva demanda por uma educação institucional para criança de zero a cinco anos.
É importante trabalhar num ambiente onde o espaço è organizado e a rotina è adequada de modo a propiciar um desenvolvimento integral e pleno da criança. A escola, em que a criança passa a maior parte de sua vida è hoje, um dos locais mais favoráveis para que se impulsione o processo de desenvolvimento infantil e, por esse motivo, a instituição deveria ser valorizada e encarada como um local fundamental e importante para a sociedade contemporânea.
Um dos primeiros estudiosos a reconhecer a importância e o valor da infância para o desenvolvimento humano foi John Amos Comenio, que fez uma analogia entre a formação da criança e o cultivo das plantas revelado em sua obra Didática Magna:
Comenio considera a criança um ser semelhante a uma árvore que cresce e dá bons frutos e, portanto, necessita de cuidados logo cedo. Por isso, a formação humana deveria ser iniciada na

Relacionados