031037141430

784 palavras 4 páginas
Disciplina: História da África
Curso/Período/Turno: História/ 3° p/ Noturno

SILVA, Gilvan Ventura. A África na Antiguidade. In: CAMPOS, Adriana Pereira; SILVA, Gilvan Ventura da. (Orgs.). Da África ao Brasil: itinerários históricos da cultura negra. Vitória: Flor&Cultura, 2007, p. 11-41.

P.11-12 A África que tem como predominante o clima tropical é subdividida em África mediterrânea e Subsaariana.
P.14 “Em arábico, afar significa pó, poeira, daí que os afri poderiam ser identificados como povos poeirentos, o que talvez comporte um juízo de valor negativo sobre eles.”
P.17- 18 Pompônio Mela e Plínio, o Velho, são alguns dos autores da antiguidade que exprimiam certo preconceito contra a África, em relação aos seus povos e costumes oque influenciaria mais tarde no modo dos ocidentais “enxergarem” o continente negro.
P.18 - 19 Alguns estudos de arqueólogos, antropólogos e historiadores da antiguidade, forneceram pesquisas importantíssimas para valorização do continente negro. Uma dessas pesquisas é que foi na África que o homem surgiu.
P.19 Esse estudo que iniciou com Charles Darwin, não foi comprovado por tal, pois segundo os estudiosos da época, o homem não poderia ter surgido do continente negro. Alguns anos mais tarde Reymond Dart descobriu o fóssil, ancestral do homem que teria vivido cerca de dois milhões de anos na África. Contudo o preconceito com a África continuava, oque acarretou o abandono da pesquisa por Dart.
P.19 Em 1931, para comprovar que a África tinha primazia na evolução do homem, Louis Leakey se empenhou em suas pesquisas.
P.20 Sabemos hoje que o passo decisivo para o surgimento do Homo sapiens foi o bipedismo, e tal fato só ocorreu devido a mudanças geológicas que ocorreram no continente africano cerca de quinze milhões de anos.
P.20 Como o continente contava com florestas bem extensas, abrigavam-se ali varias espécies de macacos, inclusive os grandes.
P.20 Com a redução das chuvas as florestas ficaram com a vegetação

Relacionados