030549771490

712 palavras 3 páginas
Revolta na Republica
Na primeira metade do século xx, diferentes movimentos agitaram a cidade do Rio de Janeiro, então capital da republica: Revolta da vacina, revolta da chibata e tenentismo.
Revolta da Chibata
Em 22 de novembro de 1910, teve inicio uma revolta de aproximadamente Dois mil membros da marinha brasileira, liderada pelo marinheiro João Candido.
Primeiro, os revoltosos tomaram o comando do encouraçado Minas Gerais e em segunda, outros marujos assumiram o controle dos navios São Paulo, Bahia e Deodoro.
Em seguida apontaram os canhões para a cidade do Rio de Janeiro e enviaram um comunicado ao presidente da republica, explicando as razões da revolta e fazendo exigências.
Queriam mudanças no código de disciplina da marinha, que punia as faltas graves dos marinheiros com 25 chibatadas. Além dos castigos físicos, os marinheiros reclamavam da má alimentação e dos miseráveis soldos (salários) que recebiam.
Sobre a mira dos canhões, o governo responde que atenderia a todas as exigências dos marujos rapidamente, a câmara dos Deputados aprovou um projeto que acabava com as chibatadas e anistiava (perdoava) os revoltosos.
Os marinheiros acreditaram nisso e entregaram os navios aos comandantes. O governo, entretanto, não cumpriu suas promessas decretou a expulsão de vários marinheiros e a prisão de alguns líderes.
No dia 9 de dezembro, os marujos organizaram outra rebelião, mas dessa vez o governo estava preparado para reagir violentamente. Dezenas de revoltosos foram mortos, centenas foram presos e mandados para a Amazônia. Mais de mil foram expulsos da marinha.
João Cândido foi preso numa masmorra da ilha das cobras, no Rio de Janeiro sendo julgado e absolvido em 1912, passou a historia como o Almirante Negro que acabou co o castigo da chibatada na marinha do Brasil.

Revolta da Vacina
No governo do presidente Rodrigues Alves (1902 – 1906), a população do Rio de Janeiro enfrentava graves problemas sociais muita pobreza e alto índice de

Relacionados