030353912005-4

598 palavras 3 páginas
ATIVIDADE 1. Vimos até agora, a necessidade de uma abordagem política-social para melhor entendermos as dinâmicas de sociedade considerando as transformações políticas, econômica, sociais e culturais. Dessa maneira qual será em sua opinião o perfil do educador frente a essas questões:
Quando falamos de educação é sempre um tema de complexidade imensa, pois o educador é visto por muitos como o profissional de tem a responsabilidade de “ensinar”. A meu ver o professor tem sim papel fundamental nas questões sociais, mais não cabe somente a ele a o processo de aprendizagem e sim de conscientização e formação critica desse ser. O perfil do educador é de um profissional que tem o poder de moldar a mente dos que estão sobre sua orientação.
2. Leia as seguintes citações e elabore um texto abordando sobre educação e poder.
“A consideração do homem como ser histórico que implica necessariamente considera-lo como ser social, e mais do que isso, como ser político.”
A política em seu sentido mais amplo significa, portanto a produção da convivência entra pessoas e grupos. Essa convivência, como sabemos,pode ser produzida basicamente de duas formas: Pela dominação (Quando vemos duas partes do grupo ou pessoas) reduz ou anula a subjetividade da outra. Tomando a como objetivo; ou.
Pelo diálogo quando há impressões, a contrapoção de interesses e de vontades, mas com a predominação da aceitação mutua e da negociação, ou seja, quando a convivência se faz como a afirmação da subjetividade de ambas as partes envolvidas “o povo”. A meu ver a educação e poder andam juntos, a educação é o maior poder de todos. Nela estão contidos todos os poderes e em particular o que considero o maior de todos, que é poder de persuasão, e quando usado de maneira adequada poder mudar todo modo de ver de uma sociedade. A educação é a base para resolver boa parte dos problemas advindos da sociedade atual, oferecendo uma educação de qualidade é possível conscientizar principalmente os jovens dos

Relacionados