03 Cartas do descobrimento do brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (481 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Castelo Branco
Departamento de História



























Trabalho apresentado na disciplina de:
Brasil I
Prof° Carlos de FariaAbril de 2013, Rio de Janeiro –RJ
Universidade Castelo Branco
Departamento de História



























Lais Clara de Mello Rocha

Matricula:2012230511














Abril de 2013, Rio de Janeiro –RJ
A Chegada dos portugueses ao Brasil é comprovada por três documentos: A Carta de Pero Vaz de Caminha, a carta do Mestre JoãoFaras, ambas ao Rei D. Manuel I, e a Relação do Piloto Anônimo.
Pero Vaz de Caminha não teve outra função na expedição de Pedro Álvares Cabral a não ser de narrar tudo o que ele via ao Rei D. ManuelI, então Rei de Portugal, tarefa que executou com maestria, tanto que, sua carta é o documento mais completo que comprova a chegada dos portugueses em terras brasileiras. Na carta, Pero Vaz descrevedetalhadamente as características únicas das terras brasileiras, terras que com a chegada da expedição recebeu o nome de Terra da Vera Cruz.
 Logo nas primeiras linhas de sua carta, relata algunsaspectos geográficos da nova terra, como um alto monte, denominada por eles como Monte Pascoal. Em seguida, encontram plantas com nome de rabo-de-asno, espécie de algas marinhas, e aves chamadasfura-buxos, ambas muito comum no litoral brasileiro.
A carta de Pero Vaz narra com clareza a relação dos portugueses com os habitantes locais, onde se espantaram com em que viviam, descalços, sem vergonhaalguma por estarem completamente nus, e com a beleza das mulheres, que segundo Pero Vaz, faziam inveja as mulheres da Europa pela beleza de corpo.
Outro documento que comprova a chagada daexpedição de Cabral ao Brasil, é a Relação do Piloto Anônimo, um complemento à carta de Pero Vaz de Caminha, pois descrevem fatos e características do Brasil que podem ser encontrados em ambas as cartas,...
tracking img