02Relat rio Colisao OKAY

2298 palavras 10 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ – UNIOESTE
CENTRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIAS EXATAS – CECE
ENGENHARIA QUÍMICA

PRATICA II – COLISÃO ELÁSTICA BIDIMENSIONAL

TOLEDO – PR
2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ – UNIOESTE
CENTRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIAS EXATAS – CECE
ENGENHARIA QUÍMICA

Gabriel Lopes Prado Anghinoni
Junior Amadeu Turra
Marco Antônio Reginato

PRÁTICA II – COLISÃO ELÁSTICA BIDIMENSIONAL

Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Física 2 em cumprimento parcial aos requisitos para obtenção do título de graduação em Engenharia Química na Universidade Estadual do Oeste do Paraná Campus de Toledo.

Docente: Professor Dr. Fernando R. Espinoza Quiñones

TOLEDO – PR
2014

1. Resumo

Durante o experimento, procurou-se analisar uma colisão elástica bidimensional, por meio da verificação da energia cinética e do momento linear.
No tratamento de colisões de partículas bidimensionais, faremos a restrição que uma das partículas (o alvo) está em repouso (M2). A condição da elasticidade impõe que a Energia Cinética seja conservada, além de termos a conservação do Momento Linear por estar o sistema isolado. Ao lançar-se esfera por uma rampa M1), observa–se que a esfera vai ganhando energia cinética e velocidade até a posição de contato com a esfera2 (em repouso). A partir desses valores, devidamente analisados ao longo do trabalho, calcula-se as energias cinéticas e os momentos lineares, além do ângulo que fazem as direções das esferas.
O experimento realizado reforça e afirma a Lei da Conservação da Energia e as bases teóricas sobre colisão elástica bidimensional. Os dados coletados e suas análises baseiam-se em conceitos físicos fundamentais para este estudo.

2. Introdução

"Uma colisão é um evento isolado em que uma força relativamente intensa age em cada um de dois ou mais corpos que interagem por um tempo relativamente curto". (HALLIDAY,

Relacionados