02AO Aula05 Desenho Departamental Diferenciacao De Atividades

257 palavras 2 páginas
Desenho departamental: diferenciação de atividades
O desenho departamental decorre da diferenciação de atividades dentro da empresa.
Conforme ocorre a especialização com o trabalho e o aparecimento das funções especializadas, a empresa passa a necessitar de coordenação dessas diferentes atividades e, para tanto, as agrupa em unidades maiores.
Surge, então, o princípio da homogeneidade: as funções devem ser atribuídas a unidades organizacionais na base da homogeneidade de conteúdo para alcançar operações mais eficientes e econômicas. As funções são homogêneas a partir do momento em que seu conteúdo apresente semelhanças entre si.
Á medida em que ocorre a especialização do trabalho, a organização passar agrupar as diferentes atividades em unidades maiores para garantir adequada organização e integração. Esse é o princípio da homogeneidade: as funções devem ser designadas a unidades organizacionais na base da homogeneidade de conteúdo, com o objetivo de alcançar operações mais eficientes e econômicas.
O desenho departamental é mais conhecido como departamentalização ou divisionalização. A departamentalização é uma característica típica das grandes empresas. Ela está relacionada com tamanho da empresa e com a natureza de suas operações. Quando uma empresa cresce, suas atividades não podem ser supervisionadas diretamente pelo proprietário ou pelo diretor. Essa tarefa de supervisão pode ser facilitada se for atribuída a diferentes departamentos a responsabilidade pelas diferentes fases ou aspectos dessa atividade.
O desenho departamental ou departamentalização apresenta uma variedade de tipos. Os principais tipos de departamentalização são:
1. Funcional
2. Por produtos e serviços
3. Por base territorial
4. Por clientela
5. Por processo
6. Por projeto
7. Matricial
8. Mista

1

Relacionados