029443941465

6245 palavras 25 páginas
FACULDADES INTEGRADAS DE ARACRUZ (FAACZ)
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

LAYNE MARCOLINO CARDOSO

O ENTENDIMENTO DOS ELEMENTOS PATRIMONIAIS PELOS PROFISSIONAIS DE CONTABILIDADE E PELOS FORMANDOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS PELA FAACZ.

ARACRUZ, ES
2013
LAYNE MARCOLINO CARDOSO

O ENTENDIMENTO DOS ELEMENTOS PATRIMONIAIS PELOS PROFISSIONAIS DE CONTABILIDADE E PELOS FORMANDOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS PELA FAACZ.

Monografia apresentada à Disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação I do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciência Integradas de Aracruz (FAACZ) como requisito parcial de avaliação.

Orientador: Prof. Luiz Fernando Dalmonech

ARACRUZ, ES
2013
RESUMO

O estudo da teoria contábil e das definições dos elementos das demonstrações financeiras é muito importante e de grande relevância, tanto para os acadêmicos que pretendem ser profissionais de sucesso como também para os que têm ligação direta com atividades práticas da contabilidade aplicada, profissionais já formados e experientes. Vamos então supor, e partir daí, que as definições ensinadas de costume nos cursos de contabilidade são insatisfatórias, não levantam discussões e mesmo assim são aceitas pelos profissionais da área contábil. Nesta pesquisa, o objetivo geral é avaliar o entendimento dos elementos patrimoniais pelos profissionais de contabilidade e pelos formandos em Ciências Contábeis pela FAACZ, com a hipótese de que estes profissionais possuem um conhecimento superficial de tão importantes conceitos. É uma pesquisa bibliográfica, descritiva.

Palavras-Chave: Elementos Patrimoniais. Ativo. Passivo. Profissionais de Contabilidade.
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 6
TEORIA DA COMUNICAÇÃO 9
ELEMENTOS PATRIMONIAIS 13
1.1 ATIVOS 14
1.2 PASSIVOS 15
1.3 PATRIMONIO LIQUIDO 17
PROFISSÃO CONTÁBIL 19
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 22
REFERÊNCIAS 24

INTRODUÇÃO

A contabilidade tem evoluído ao longo dos anos

Relacionados