028RH A Solidariedade No Trabalho

4452 palavras 18 páginas
VI SEMEAD ENSAIO RECURSOS HUMANOS

A solidariedade no trabalho e nas interações humanas cooperativas: estudo das relações de produção

Autor:
Rodrigo Bombonatti
Título: Mestrando (stricto sensu) em Administração de Empresas – FEA/USP; instituição: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo; endereço: R. Padre Agostinho Mendecuti, 51, ap. 54 – cep. 01257-090; e-mail: bombonati@hotmail.com; tel.: 3672-2716.

A solidariedade no trabalho e nas interações humanas cooperativas: estudo das relações de produção.

Resumo: Analisar o tipo de relação humana que se estabelece em uma sociedade, mais especificamente, no ambiente de trabalho, envolve tanto os aspectos psicossociais quanto os econômico-culturais. Os impactos sofridos pelos indivíduos nas interações sociais competitivas fazem com que o outro seja visto não como uma potencialidade para si mesmo, mas como uma ameaça às suas pretensões pessoais. Por outro lado, as relações cooperativas permitem, além da aceitação das diferenças e da auto-reflexão, o desenvolvimento de uma cultura mais associativa, portanto, mais solidária. No primeiro caso, a dominação de um homem pelo outro, reduzindo este a um meio para a consecução dos fins daquele, marca as relações de trabalho. Inversamente, a adoção do trabalho cooperativo é a assunção da igualdade intrínseca entre os homens. Este artigo pretende, de maneira crítica, abordar as atuais relações de trabalho capitalistas – apontando as suas contradições e limites para a emancipação do homem – e as interações de trabalho cooperativas – indicando as suas potencialidades para a individuação e maior socialização do trabalhador. Para contrastar essas formas, além da revisão teórica, analisaremos o depoimento de um cooperado.

Artigo:

Introdução

Tem-se utilizado a palavra solidariedade, atualmente, indiscriminadamente, seja pelas campanhas publicitárias, para promover um produto ou serviço, seja pelas governamentais, para

Relacionados