027713091813

1839 palavras 8 páginas
ESPAÇO E FORMA NO ENSINO MÉDIO

Matildes de Moraes Mendes da Silva,
Roseli Souza Miranda,
Clélio Almeida da Silva,
Dorval Geraldo P. Tifanelli1

RESUMO

O artigo apresenta uma proposta de ensino com quatro descritores da Prova Brasil do eixo Espaço e Forma de Matemática, direcionado ao ensino médio. Procuramos descrever algumas atividades que desenvolvam a geometria de forma que o aluno compreenda, descreva e represente os conceitos relacionados ao mundo em que vive, há ao mesmo tempo, exercitando a passagem do abstrato para o concreto com uma percepção espacial. Pretende-se com este trabalho discutir as formas e as metodologias que relacionem a Matemática com outras áreas do conhecimento, interagindo de forma dinâmica com o conhecimento trabalhado em cada descritor, como sujeito ativo da construção do conceito de acordo com sua vivência.

Palavras - chaves: Espaço e Forma. Ensino. Proposta. Matemática.

1. INTRODUÇÃO

A Prova Brasil é uma avaliação cujo objetivo consiste em avaliar competências e habilidades dos alunos, no que se refere à interpretação de textos e resolução de problemas. Para tanto, utiliza-se descritores a fim de formular questões objetivas sobre o nível de aprendizagem.
Este trabalho apresenta uma proposta de ensino através dos descritores Espaço e Forma da Prova Brasil, sugerido ao ensino médio. A principal finalidade deste trabalho é desenvolver algumas atividades relacionadas aos descritores D1, D2, D4, D6, envolvendo o trabalho com materiais concretos dentro da sala de aula, como auxílio no processo de aprendizagem da resolução de problemas. Investigações apontam que os conceitos são pouco explorados na rede de ensino devido a vários fatores.
A idéia de trabalhar essas atividades, modelando objetos, pode trazer inúmeros benefícios aos alunos destas séries, seja na habilidade, como na aprendizagem da matemática, favorecendo tanto aluno quanto professor nos aspectos: físico,

Relacionados