023873102283

2408 palavras 10 páginas
1) O texto de José Wesley Ferreira “ Questão Social e Intervenção Profissional dos Assistentes Sociais” apresenta um debate sobre o entendimento conceitual que as profissionais assistentes sociaistem sobre a categoria questão social. Assim, partindo dos debates do texto marque a alterna que salienta o entendimento que estas profissionais tem.

a) O texto apresenta um debate do olhar aguçado das profissionais de Serviço Social, salientado que estas compreendem a questão social a partir das múltiplas fraguimentações da sociedade, visualizando que deve ser compreendida a partir da singularidade, voltando-se para universalidade para que haja um entendimento.
b) O texto salienta que as assistentes sociais pesquisadas, possuem dificuldade quanto à compreensão da questão social a partir de sua gênese comum, há heterogeneidade de concepções a cerca do tema, que acaba sendo entendido como sinônimo de problemas sociais direcionando apenas para a questão da pobreza.
c) O entendimento que estas profissionais tem sobre a categoria questão social, direcionam a partir da dificuldade que se tem de articular o amplo com o especifico.
d) O texto apresenta em seu debate, a visão reducionista que as profissionais têm do que seja a questão social, estas dão ênfase as relações interpessoais e a influencia que este tem sobre o sistema.
e) Nenhuma das respostas apresentam o entendimento que as profissionais tem no texto sobre a questão social.
2) Os processos de desigualdade e exclusão têm sua origem na disparidade entre as classes sociais,são intrínsecos ao sistema capitalista. As mais variadas formas de resistência à injustiça social também são expressões da questão social. Assim conforme o textos de José Wesley Ferreira “ Questão Social e Intervenção Profissional dos Assistentes Sociais” aponte os três eixos que contribuem para a construção deste entendimento.
a) Gênero, violência e uso abusivo de álcool contribuem para construção deste entendimento.
b) Totalidade,

Relacionados