023634231953

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4742 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DESAFIO 1 - Etapa 1

A equipe deverá atuar como empreendedora, criando uma empresa e desenvolvendo um produto ou serviço inovador. Poderá, ainda, traçar um plano de inovação para um produto ou serviço já existente.

1. Escolha a sua equipe de trabalho, que deverá ter no mínimo quatro e no máximo seis componentes. A equipe deverá trabalhar em grupo durante todo o desafio.

2. Leia o artigo“Jovens criadores do buscapé ficam milionários”. Disponível em: www.josedornelas.com.br/artigos/jovens-criadores-do-buscape-ficam-milionarios. Ultimo acesso 18/03/11 às 14h55min.

3. Pesquise os conceitos centrais de Empreendedorismo disponíveis nos capítulos 1 e 2 do PLT.

4. Discuta com o grupo as três questões que falam a respeito de alguns mitos sobre os empreendedores, disponível na página35 do PLT.

5. Busque em artigos, revistas ou jornais disponíveis na biblioteca, um empreendedor de sucesso. Faça uma comparação sobre os mitos dos empreendedores com o perfil do empreendedor escolhido. (0,1)
R: O empreendedor de sucesso que iremos falar é Cláudio Roberto Fernandes, fundador da rede de Fast-food Premiatto, ele soube notar que ter um diferencial pode fazer com que qualquernegócio ingresse bem em qualquer ramo, até mesmo nos mais concorridos. Apostou em um cardápio repleto de pratos requintados, preparados rapidamente, diferenciando seu produto dos tipos de refeições oferecidos por grande parte dos fast-foods de até então. A nova oportunidade de fazer uma refeição de qualidade, mesmo com pouco tempo disponível, caiu no gosto daqueles cujas vidas são agitadas. Hoje, arede já conta com 19 lojas espalhadas por vários estados do país e almeja expandir-se para outros recantos desse enorme Brasil.
Comparando-o com os três mitos propostos, pode-se dizer que ele se encaixa em todos. Muitos ao ler a história bem sucedida de Cláudio podem pensar que isso vem de berço, que essa percepção e visão de futuro nasceram com ele, ou seja, que ele nasceu para o sucesso. Porém, naverdade não. Para ele chegar ao topo como chegou, foi necessária experiência no ramo, persistência e visão de oportunidades, e isso só se adiquire com o tempo. Ao abrir a rede de Fast-food, Cláudio sabia os riscos que iria correr, sabia do que realmente o público alvo necessitava então as chances de ocorrerem erros eram mínimas. Para se chegar ao ponto em que a Premiatto chegou, é preciso de umbom líder e isso Cláudio soube ser, e saber criar e administrar bons times/equipes de trabalho o que com certeza é uma característica deste empreendedor.

6. Faça o exercício: Teste sua criatividade, disponível na página 47 do PLT. Essa atividade não precisa ser entregue.

DESAFIO 1 - Etapa 2

1. Leia o artigo “Consumidor, esse desconhecido – os erros que as empresas ainda cometem por nãosaber o que os clientes querem”. Disponível em: Unidade de Ensino – Revista Isto É Dinheiro, de 4 de novembro de 2009, ano 12, n. 630, pp. 66-68. Essa leitura é obrigatória para desenvolver a próxima atividade.
(http://www.terra.com.br/istoedinheiro-temp/edicoes/630/artigo155022-1.htm)

2. A partir do que foi solicitado pelo desafio, defina o produto ou serviço que a equipe irá desenvolver ouaperfeiçoar. Em seguida, produza um texto com as seguintes informações:
a) Resumo da empresa (nome, número de funcionários, ramo de negócios, público-alvo e outras informações relevantes sobre a empresa.
b) Missão e visão da organização.
c) Elenque informações e particularidades sobre o produto ou serviço escolhido.
d) Faça uma consulta de mercado com os próprios alunos da sala ou com algunsfuncionários da empresa em que trabalho, par ater uma idéia da aceitação de seu produto ou serviço inovador.
e) Explique o motivo pelo qual o grupo optou pelo produto ou serviço em questão.

3. Produza um texto com todas as informações da empresa, do produto e/ou serviço. (0,5)
R:
O Plano de Negócios será baseado em uma empresa fictícia, Pousada e Agência Piraputanga, com 7 funcionários, o...
tracking img