022624860345

1515 palavras 7 páginas
A IMPORTÂNCIA DA TEOLOGIA BÍBLICA

Quando alguém ouve falar de Teologia Bíblica nem sempre fica claro a que exatamente essa expressão se refere. Alguns entendem que a expressão diz respeito à teologia de acordo com a Bíblia, em oposição a uma teologia herética. Outros imaginam que a referência é a uma teologia que está baseada nas Escrituras. Nenhuma dessas sugestões é correta. A Teologia Bíblica define-se basicamente a partir de sua distinção em relação à Teologia Sistemática e à História das Religiões. A proposta fundamental da Teologia Bíblica é construir uma teologia a partir das Escrituras, de modo indutivo, sem depender das categorias definidas pela Sistemática ou pela Dogmática. Para uma descrição mais objetiva dessa distinção vale a pena esboçar o seguinte quadro:
ABORDAGEM Fonte dos Dados Metodologia Hermenêutica
Teologia Bíblica Cânon das Escrituras Exegética e Teológica
Organização: Conceitual, Tópica e Histórica. Descritiva e Normativa
Teologia Sistemática Escrituras Sagradas, Tradição Histórica, Razão (filosofia) e Experiência Humana. Teológica e Filosófica.
Organização sistemática e lógica. Normativa e Construtiva
História da Religião Escrituras, documentos de outras religiões, literatura e arqueologia. Fenomenológica e Histórica:
Organização: Cronológica e Genética. Descritiva Como podemos observar, a Teologia Bíblica parte unicamente das Escrituras e procura prescindir da filosofia e da teologia sistemática, organizando os dados bíblicos a partir da lógica interna do pensamento bíblico. É essencialmente descritiva, mas pode também tornar-se normativa quando pergunta qual o valor do texto bíblico para o intérprete de hoje. Um exemplo prático da diferença de abordagem entre as duas pode ser percebido no campo da escatologia. Enquanto a teologia bíblica discute as tensões bíblicas entre o “já” e o “ainda não” do Reino de Deus (escatologia realizada e escatologia futura), a teologia sistemática evangélica volta-se para divisões

Relacionados