022184391929

4414 palavras 18 páginas
Universidade Católica Dom Bosco

Tendência Pedagógica Renovada

Campo Grande, outubro de 2012

Alunos:
Ana Quésia Almeida
Eliane Quirino
Jhonny F. Wek
Raphael Bittar
Sandra Silva
Tais Rochete

Trabalho apresentado a professora Gisela Bluma da disciplina de
Didática I da turma de
Licenciatura (4° semestre),do período noturno da Universidade Católica Dom Bosco

Campo Grande, outubro de 2012

INTRODUÇÃO

Alguns dos principais expoentes da História educacional, debruçaram-se sobre a questão da tendencias pedagógicas, dentre eles: Paulo Freire, Luckesi, Libaneo, Saviani, e outros não menos importantes dedicaram grande parte de seus estudos para contribuir com o crescimento e avanço da educação no Brasil. Desenvolveram teorias para nortear as práticas pedagógicas, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino nas escolas. Esta é a função das tendencias pedagogias no universo educacional.
As tendências pedagógicas são de extrema relevância para a Educação, principalmente as mais recentes, pois contribuem para a condução de um trabalho docente mais consciente, baseado nas demandas atuais da clientela em questão. O conhecimento dessas tendências e perspectivas de ensino por parte dos professores é fundamental para a realização de uma prática docente realmente significativa, que tenha algum sentido para o aluno, pois tais tendências objetivam nortear o trabalho do educador, ajudando-o a responder a questões sobre as quais deve se estruturar todo o processo de ensino.
Nos últimos anos, diversos estudos têm sido dedicados a história da Didática no Brasil, suas relações com as tendencias pedagógicas são classificadas em dois grupos: as de cunho liberal: Pedagogia Tradicional, Pedagogia Renovada e Tecnicismo Educacional; e as de cunho progressista: Pedagogia Libertadora E Pedagogia Critico- Social dos conteúdos.
É evidente que tanto as tendências

Relacionados