022059542070

1177 palavras 5 páginas
QUESTÃO I
Analise as situações a seguir:

A empresa de auditoria PRATES S/C Ltda é contratada por uma grande empresa revendedora de peças de determinada região. Nas visitas preliminares, e na conseqüente avaliação do controle interno, os auditores constatam que a empresa não possui um sistema de controle interno organizado. Nas avaliações que se seguem, comprovam que na ausência do Tesoureiro é o contador quem assume os serviços. Tal iniciativa é justificada pelo contador como decorrência das facilidades que os profissionais da área contábil têm no manejo da área financeira. “Com isso evito problemas”, afirma o contador. Outra situação constatada pelos auditores diz respeito ao controle de estoques da empresa. O responsável pela área de compras efetua todos os procedimentos necessários à aquisição de mercadorias, tendo ainda como atribuição o recebimento, a conferência e a devolução, caso apresentem problemas. O controle é periódico, sendo as contagens físicas efetuadas de seis em seis meses. Quem efetua as contagens são os funcionários do almoxarifado, pois, segundo o responsável, eles têm melhor conhecimento da organização e localização dos produtos, o que facilita o processo, além de reduzir o custo e o tempo de execução do trabalho.

- Pede-se:
a) Faça uma análise do sistema de controle interno da empresa, avaliando os procedimentos que estão sendo utilizados pelas áreas de Tesouraria e Estoques.
b) Identifique uma situação que possa acarretar a ocorrência de um desfalque permanente.

QUESTÃO II

1 - J. Ferrariti trabalhava na área de Contas a Pagar da Cia. TRA e R. Poças na área de Administração.
2 - Fizeram um conluio e fraudaram a Cia. TRA. Seus gerentes não estavam envolvidos.
3 – Assim funcionava a operação de fraude, que ocorreu na década de 90. O processo abaixo descrito era o que existia na TRA nas áreas descritas:

ADMINISTRAÇÃO

R. Poças era o responsável pelo pagamento de contas prediais da TRA, tais como, imposto predial, luz e

Relacionados