021325822003

1306 palavras 6 páginas
Universidade Paulista – UNIP.
Arquitetura e Urbanismo.
THAU-III – Jorge Munchen.

Acadêmicas:
Iná Castro (RA: A198JE-7)
Mirna Feijó (RA: A7184A-8)

Brasília- DF, 2011.
Introdução.
O livro tenta mostrar os condicionantes dos problemas urbanos que foram agravados depois da revolução industrial. Surgem pensamentos radicais que pretendiam achar uma solução e a criação do urbanismo.

O Urbanismo.
Segundo o livro há um grande aumento nas cidades, devido a industrialização, que atraio um grande numero de pessoas. A transformando em uma “Sociedade Industrial”.
O Urbanismo além de ser feito por especialista, continua gerando insatisfações. O livro não pretende mostrar as duvidas e os erros cometidos, mas sim os motivos que geraram essas dúvidas e erros.
Esse estudo tem como objetivo mostrar as idéias que fundão o urbanismo. Antes o urbanismo era visto como “ciência e teoria da localização humana”, pelo dicionário Larousse. Depois passou a ser mais critico, pensativo. Passou a ter uma pretensão científica. Tudo graças a expansão da sociedade industrial do fim do sec. XIX. E é com esses “olhos” que o livro ira tentar interpretar o urbanismo.
As maquinas “invadem “ primeiramente a Grã-Bretanha, depois a Europa, França e Alemanha. O “estouro” da revolução industrial foi no século XIX e acarretou um aumento populacional e consequentemente demográfico. Campos estavam sendo urbanizados e os espaços saturados.
Uma nova ordem surge, as cidades medievais e barrocas já não tem os mesmos papeis urbanos. Com isso Haussmanh, choca e incomoda as pessoas menos favorecidas com a sua adaptação de Paris as novas exigências. Favorecendo aos “grandes” com sua obra, realista e imediata.
Houve criação de estações, abertura de grandes vias arteriais e uma enorme diminuição das vias de comunicação. Os setores urbanos se especializaram, mesmo assim houve mudanças no aspecto da cidade. Criação

Relacionados