020907380590

1270 palavras 6 páginas
1. TEMA:
A importância da família na escola

2. INTRODUÇÂO:
O presente trabalho tem por objetivo enfocar as diversidades de problemas que a família e a escola têm enfrentado devido à falta de disciplina, a ausência dos pais, enfim, o que está havendo com a família em relação à escola. Os pais têm estado ausente e não muito participativos na vida escolar de seus filhos e delegam a escola e professores uma função que é particularmente sua: a educação dos filhos. Podemos afirmar que em nossos dias atuais, a escola não pode viver sem a família e a mesma não pode viver sem a escola, esse trabalho em conjunto tem como objetivo o desenvolvimento do bem estar e da aprendizagem do educando. As funções famíliares são compartilhadas com a instituição escolar, ambas têm objetivos semelhantes perante a sociedade: formar cidadãos críticos, capazes de formular suas próprias opiniões. Os dados levantados na fundamentação teórica trazem reflexões, argumentações, interpretações, e conclusões de autores, a partir, deles, busca-se uma correlação com a realidade do tema em estudo.

3. JUSTIFICATIVA: A família é a instituição primaz no que se refere à educação, pois é dela que se origina a base pedagógica do ato de aprender e da ação educativa. É primeiramente na família que o individuo vivencia, juntamente com os afetos e cuidados, o saber aprender, que logo depois partilharão também nas instituições de ensino.
Neste sentido, o processo de educação escolar vem auxiliar e aliar-se ao processo de educação iniciado no seio familiar, de modo que juntas Escola e Família resultam na garantia de uma prática educativa que de fato promova ensino e produza bons resultados na formação de cidadãos. Porém, um dos grandes desafios das instituições de ensino atualmente no Brasil, refere-se exatamente, a pouca participação da comunidade, e, sobretudo das famílias, na gestão e nas etapas de ensino desenvolvidas nas escolas. Nas últimas décadas, tem se constatado que a família é

Relacionados