0202020

290 palavras 2 páginas
“Os modos de vida do povo brasileiro”

UC: Artes/ 5° ano do Ensino Fundamental/ Instituição Privada.

DURAÇÃO: 4 aulas

OBJETIVO: Os alunos deverão: Perceber a diversidade cultura; Explorar as peculiaridades de cada cultura existente no Brasil; Promover o respeito, admiração e valorização, deixando claro que não existe um melhor do que outro.
DESENVOLVIMENTO: Durante a proposta, os alunos realizarão uma pesquisa a respeito da cultura e dos costumes de cada região do Brasil, apresentando uns aos outros o que descobriram. A atividade principal é a festa típica, que ocorrerá na última aula. O objetivo é motivar os alunos a fazer a pesquisa, pois somente deste modo poderão organizar a festa.
Aula 01:
- Esclarecer o conceito de cultura, e citar os principais elementos que configuram a cultura de um determinado local.
- Apresentar a proposta aos alunos. (Os alunos deverão:..............................Para isso, os mesmos irão anotar as informações na agenda/caderno, o passo-a-passo do trabalho e o nome de cada membro do grupo).
- Dividir a turma em cinco grupos, sendo cada um responsável por uma região do Brasil. (O grupo deverá realizar uma pesquisa a respeito)

Aula 2:
- Entrega da pesquisa por escrito.
- Apresentação dos grupos.

Aula 3:
- Será realizada a festa típica organizada pelos grupos, tendo como convidados uma turma de série diferente. (1° série)
- Cada grupo montará uma barraca com as comidas típicas da região a qual pesquisaram, deixando aberta para visitação e degustação dos convidados.
- Finalizando o projeto, ocorrerá uma apresentação musical, com o gênero típico da região que foi pesquisada. (Será incentivado que os alunos estejam trajados com vestes típicas)

Referência Bibliográfica

http//educador.brasilescola.com/estratégias-ensino/diversidade-cultural-brasileira-sala-de-aula.htm

A PLURALIDADE CULTURAL NA SALA DE AULA

2012
São

Relacionados

  • açao de alimentos
    786 palavras | 4 páginas
  • Pericias veiculares
    2127 palavras | 9 páginas