02 A PRODU O TEXTUAL DE GRADUANDOS

4487 palavras 18 páginas
A PRODUÇÃO TEXTUAL DE GRADUANDOS
Renata da Silva de Barcellos (NAVE / UNICARIOCA) osbarcellos@ig.com.br 1.

Produção textual

O que nos impulsionou a refletir sobre este tema foi como os graduandos estão se expressando. Como se apropriam dos recursos estilísticos e/ou linguísticos da língua materna. Independente da norma, tipologia e gênero textual, observamos o empobrecimento do texto no que tange a esses aspectos enriquecedores.
Primeiramente, cabe ressaltarmos que muitos ingressam no ensino superior com uma visão limitada da definição de texto:
Podemos afirmar que o texto é o produto da atividade verbal oral ou escrita que forma um todo significativo e acabado, qualquer que seja a sua extensão. É uma sequência verbal constituída por um conjunto de relações que se estabelecem a partir da coesão e da coerência (sic). Esse conjunto de relações tem sido chamado de textualidade. Dessa forma, um texto só é um texto quando pode ser compreendido como unidade significativa global, quando possui textualidade (PCN, 1999)

Ao iniciar com uma turma, verificamos que a maioria dos alunos considera texto somente quando há linguagem verbal. Portanto, é preciso conscientizá-los sobre a definição de texto e trabalharmos ao longo do período os diversos tipos de linguagem componentes: verbal, não verbal
(icônica) e verbal e não verbal. E, concomitantemente, as suas funções: ilustrar ou complementar.
Cabe destacarmos que, independente, da linguagem que compõe o texto, é fundamental o domínio do tema. Isto é, o conhecimento de mundo (daqui por diante CM) para elaborá-los e associar as diversas áreas ao tema proposto. Vejamos um texto abaixo.
O texto abaixo é uma charge composta de linguagem verbal – uso da Língua Portuguesa – e de linguagem não verbal – o icônico - as imagens. A função desta é complementar aquela. Isto é, sem o icônico não saberíamos quem está narrando a história e nem quem é o interlocutor – ouvinte. Quanto ao conteúdo, precisamos acionar o nosso CM para nos
remeter

Relacionados

  • Análise de comercialização no brasil
    166300 palavras | 666 páginas
  • Literatura africana em língua portuguesa
    81012 palavras | 325 páginas