02 EstruturasIsostaticas Treli

2786 palavras 12 páginas
6 ANÁLISE DE ESTRUTURAS

6.1 FORÇAS INTERNAS
Os problemas estudados nos capítulos anteriores diziam respeito ao equilíbrio de um único corpo rígido, e todas as forças consideradas eram externas ao corpo rígido. Considere agora problemas tratando do equilíbrio de estruturas compostas de várias partes interligadas. Estes problemas tratam não apenas da determinação das forças externas que agem sobre uma estrutura, mas também da determinação das forças que mantêm unidas as várias partes da estrutura. Do ponto de vista da estrutura como um todo, estas forças são forças internas.
Considere, por exemplo, o guindaste mostrado na
Erro! Fonte de referência não encontrada., que suporta a carga P. O guindaste consiste em três vigas AD, CF e
BE, ligadas por pinos. Ele é articulado por um pino em A e por um cabo DG. O diagrama de corpo livre do guindaste está mostrado na Figura 42. As forças externas stão indicadas no diagrama e incluem o peso P, as duas componentes AX e AY da reação em A e a força T exercida pelo cabo DG.

As forças internas que mantêm unidas as várias partes do guindaste não aparecem no diagrama. Se, contudo, o guindaste fosse desmembrado e se fosse traçado um diagrama de corpo livre para cada uma de suas partes componentes, as forças que mantêm a três vigas unidas deveriam também ser representadas, uma vez que essas forças são forças externas sob o ponto de vista de cada parte componente Figura 43.

Figura 42 –
Diagrama de corpo livre Figura 41 – Esquema de um guindaste Figura 43 – Guindaste desmembrado Deve-se notar que a força exercida pela barra BE sobre o ponto B da barra
AD for representada como igual e oposta à força exercida no mesmo ponto da barra
AD; da mesma forma, a força exercida por BE sobre o ponto E de CF é igual e oposta à força exercida por CF sobre BE, e as componentes da força exercida por

Mateus de Carvalho Martins – Sistemas Isostáticos

67

CF sobre o ponto C de AD são iguais e opostas às componentes da força exercida por AD sobre

Relacionados