02 ENEGEP2006 Treinamento Operacional Produtividade

3432 palavras 14 páginas
XXVI ENEGEP - Fortaleza, CE, Brasil, 9 a 11 de Outubro de 2006

Treinamento operacional e aumento de produtividade: Estudo de Caso em indústria automotiva
Weliton da Silva Barreiros (UTFPR/PG) wbarreiros@uol.com.br
Luis Maurício Resende (UTFPR/PG) mauricio@pg.cefetpr.br
João Luiz Kovaleski (UTFPR/PG) kovaleski@pg.cefetpr.br

Resumo
Este trabalho apresenta um estudo com os requisitos para o atingimento de aumentos de eficiência produtiva através do treinamento da mão-de-obra, objetivando a polivalência e multifuncionalidade dos operadores de produção, com incremento da motivação e participação do pessoal. Em seguida, é apresentado um estudo de caso, de uma indústria do segmento automotivo, instalada no interior do Paraná, pertencente a grande grupo internacional, que alterou sua política de formação de pessoal e implantou um Centro de
Treinamento para capacitação prévia dos operadores de linhas montagem, alcançando ganhos representativos de eficiência/produtividade através do aumento da habilidade e conscientização destes operadores, resultando assim na melhoria dos processos internos.
Palavras-chave: Treinamento operacional, Produtividade, Eficiência Produtiva.
1. Introdução
Os atuais desafios da concorrência empresarial globalizada, estão levando as empresas perceberem nos últimos anos que os modelos de gestão utilizados até então, se demonstram incompatíveis com as novas necessidades operacionais, exigindo assim, padrões alternativos de gerenciamento. Verifica-se que a forma de gestão utilizada pelas empresas, está se flexibilizando organizacionalmente.
Tenório (2000, p.163), observa esta situação apresentando novos padrões emergentes de gestão, agrupados em seis características básicas:
I - Um esforço permanente para a melhoria simultânea da qualidade, dos custos e dos serviços de entrega;
II - Manter-se muito próximo dos clientes, para entender suas necessidades e ser capaz de se adaptar para satisfaze-los;
III- Busca de uma maior aproximação com os

Relacionados