018199911775

559 palavras 3 páginas
Relatório projeto Alimentação Saudável

Observando que as crianças estão com hábitos alimentares pouco saudáveis, vi a necessidade de um projeto que despertasse neles o interesse e prática de melhores hábitos.
Na semana de 28/03/2011 à 01/04/2011(Semana da Alimentação), realizei o projeto “Alimentação Saudável”,e sobre a orientação da supervisora escolar Geovânia Rodrigues de Oliveira, tendo com objetivo principal levar as crianças a adotarem hábitos saudáveis de alimentação.
O projeto englobou todas as disciplinas, acoplando em si os conteúdos pré-determinados no planejamento e foram tratados os seguintes assuntos:
Português: leitura e interpretação de textos sobre alimentação saudável, poesias, jogral, produções de texto, acrósticos, entrevistas com profissionais da saúde,etc.
Matemática: sistema monetário, equiparação de valores, operações, pesos e medidas, frações. ( Isso foi feito propondo às crianças que pesquisassem os preços das guloseimas que costumavam consumir e equiparassem aos preços e quantidades de frutas que poderiam ser utilizadas pelo mesmo valor, organizassem e produzissem receitas utilizando alimentos saudáveis, resolução de problemas envolvendo o tema proposto, etc.)
Ciências: pesquisa sobre os efeitos da alimentação deficitária na saúde, valor nutritivo dos alimentos, construção da pirâmide alimentar, a vital importância de substituir produtos por eles consumidos (doces, balas, chicles, salgadinhos industrializados; que, segundo pesquisa realizada com a profissional de odontologia é a maior causa de cáries e outras doenças bucais;) por frutas, legumes e verduras, tratamento e cura de algumas doenças (desnutrição, anemias) através da correta alimentação, etc.
Geografia: Produção agrícola, produção de alimentos orgânicos, o perigo dos agrotóxicos, safra e entressafra, clima e tipos de solo adequado às produções, o caminho dos alimentos do produtor ao consumidor, etc.
História: Hábitos alimentares das famílias, receitas da vovó,

Relacionados