017135081970

538 palavras 3 páginas
Atividade Aula 01 – Controle de Qualidade de Ingredientes e Produtos (Pontos de Controle)

1) O Controle da Qualidade de Ingredientes e Produtos contempla vários itens. Assinale as alternativas corretas (marque em vermelho): (Valor 0,625)

a) As análises aproximativas (Métodos de Weende e/ou Van Soeste) é uma ferramenta utilizada para conhecer o valor nutricional de matérias-primas e produtos acabados, pois nos fornece informações sobre: umidade, temperatura e presença de fungos.

b) Na produção de rações, a pesagem correta dos ingredientes e sua mistura homogênea são essenciais para que se tenha um produto de qualidade.

c) A contaminação cruzada em uma fábrica de ração pode ser evitada somente pelo controle de entrada de matérias-primas.

d) Na armazenagem de ingredientes em uma fábrica de ração, as matérias-primas ensacadas devem ser identificadas com rótulo e número de lote.

2) Na armazenagem de grãos à granel, por que a migração de umidade é um grave problema? E como ela ocorre? (Valor 0,625) Sim é um grave problema.
Quando o ar intergranular se move das regiões mais quentes para as partes mais frias, o ar quente, arrefecendo na região mais fria, apresenta maior aumento de umidade relativa e o ar cede parte da umidade para os grãos; e isso acaba favorecendo o proliferamento de fungos ou seja facilita a detenhoração da sementes que esta sendo armazenada.
Atividade Aulas 02 e 03 – Classificação dos Alimentos e Alimentos de Origem Vegetal
1 – Com base na Classificação de Morrison (página 30) classifique os ingredientes abaixo: (Valor 2,5) a) Casca de algodão: Alimento volumoso É seco por que possuem menos de 60% de NDT É volumoso, pois tem mais de 18% de fibra bruta b) Farelo de arroz: Alimentos concentrados CONCENTRADO ENERGÉTICO Protéicos com, no mínimo, 20% de PB de origem vegetal c) Milho em grão: Alimentos concentrados Ele é concentrado por que contêm alto teor de energia, mais

Relacionados

  • 017135081970
    1231 palavras | 5 páginas