016452

2306 palavras 10 páginas
ALGUMAS REFERÊNCIAS PARA CONDUTAS MÉDICAS NOS EXAMES OCUPACIONAIS

As condutas médicas, aqui sugeridas, servirão como um referencial ao médico do trabalho em sua prática diária, não devendo ser rígida, já que cada caso tem suas particularidades e cabe ao profissional a decisão da melhor conduta a tomar.
Os questionários usados para as avaliações das atividades críticas (Avaliação da Qualidade do Sono, Avaliação da Sonolência Diurna, Fadiga de Chalder, Self Report Questionnaire (SRQ), Teste de Identificação de Distúrbio De Uso do Álcool (AUDIT), Teste de Dependência de Nicotina de Fagerström) tem validação cientifica, tendo sido usados e artigos e teses. Alguns parâmetros usados como referências são os recomendados por entidades renomadas nacionais e internacionais (ex. Fundação Nacional do Sono (EUA), Soc. Bras. Hipertensão, Soc. Brasileira de Diabetes). Lembramos que o bom senso sempre deve prevalecer e casos não citados nesse documento poderão ser tratados isoladamente.

.

QUESTIONÁRIOS DE AVALIAÇÕES PARA ATIVIDADES CRÍTICAS

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO SONO
RESULTADO: 4 ou mais respostas afirmativas - Indicam que o empregado pode estar enfrentando um dos problemas abaixo devendo ser orientado para procurar ajuda médica

Insônia - Falta de sono, excesso de vigília, incapacidade de começar a dormir ou de manter o sono.
Sonolência em Excesso - ocorre nos casos de narcolepsia – dormir, repetidas vezes, e em momentos inesperados - e de apnéia - a respiração pára e volta durante o sono, provocando despertar contínuo.
Lembre-se que o fato de uma pessoa dormir muito tempo - 14 ou 16 horas por dia - não quer dizer que ela tenha um sono de qualidade. Bebidas ou uma alimentação muito pesada antes de dormir também atrapalham o descanso, causando mal estar e conseqüentemente uma má qualidade do sono. Problemas pessoais, depressão, ambiente não propício para o descanso, ruídos em excesso e poucas horas de sono, também afetam o humor, a

Relacionados

  • Edital
    10208 palavras | 41 páginas