016383382399

1022 palavras 5 páginas
Resenha do livro os exploradores de cavernas

Centro universitário Luterano de Ji-Paraná – Ceulji Ulbra
Adenilson Ferreira de Souza

Trabalho apresentado como requisito para a disciplina Teoria do direito do curso de direito 1º semestre da Universidade Luterana – Ceulji Ulbra.

O livro “o caso dos exploradores de cavernas” do professor americano Lon Fuller, presenteia os acadêmicos da área do direito em especial os iniciantes com sua enigmática obra de ficção jurídica.
O livro trata de um acontecimento de grande repercussão que traz para o campo jurídico a polêmica discussão sobre a interpretação e cumprimento das leis.
A obra traz em sua composição fictícia no ano de 4299, o caso de cinco espeleólogos amadores de com monwealth, que ao explorarem uma caverna desta localidade foram surpreendidos por um desmoronamento de terra que bloqueou a única saída tornando os prisioneiros.
A operação de resgate enfrentou varias dificuldades. Era uma região remota o solo era instável o que acabou por vitimar dez membros da equipe soterrados depois de seguidas avalanches.
Após vinte dias na prisão subterrânea a equipe de resgate conseguiu estabelecer contato com as vitimas através de um rádio transmissor que Roger Whetmore levara consigo. Ao estabelecer o contato a equipe foi indagada por Roger qual seria o tempo necessário para consolidação do resgate, e eles o informaram que precisaria de pelo menos dez dias, foi também informado a Roger pelo médico da equipe que diante da situação era remota a possibilidade de sobrevivência sem se alimentar.
Após oito horas de silêncio Roger volta a fazer contato e pergunta ao médico qual a possibilidade de sobrevivência caso se alimentasse da carne de um dentre eles, resiguinado o médico respondeu que sim. Depois Roger pediu orientação sobre um sorteio para que um dentre eles fosse sacrificado servindo assim de alimento. Ninguém dentre a equipe se arriscou a responder, e procurou ainda resposta de um juiz, sacerdote ou membro

Relacionados