016294552364

1561 palavras 7 páginas
Introdução

No caso das aves podemos distinguir dois grupos distintos de parasitas: ectoparasitas e endoparasitas.
Os ectoparasitas são sobretudo ácaros e piolhos. Existem dois tipos principais de ácaros os vermelhos e os amarelos de maiores dimensões. Uma ave afetada coça-se frequentemente e pode até mesmo perder penas. Não são especialmente preocupantes mas incomodam muito as aves. São fáceis de combater se limparmos bem os ninhos após cada postura e colocarmos um produto específico para desinfectar o material de ninhos usado.
Há um outro tipo de ácaros que causa as doenças que conhecemos como face escamada e pernas escamadas. Estas são mais difíceis de combater e exigem o uso de medicamentos.
Os endoparasitas são de maior importância na criação de frango de corte e reprodutoras pois em determinadas circunstâncias, como criação em cama, piso de chão batido, galinha solta, (normalmente através de besouros e moscas) nota-se um aumento de incidência de vermes chatos e redondos em granjas comerciais.
Provocam lesões nos intestinos, podendo variar desde pequenas irritações até lesões mais graves, com hemorragias e necrose, além de alta mortalidade.
Se alojam em órgãos internos de preferência no trato digestivo, trato respiratório e cavidade abdominal.
A ingestão do endoparasitas afeta diretamente a saúde da ave hospedeira de diversas maneiras, além de abrir portas para outras infecções.

ECTOPARASITAS

Quanto a classificação taxonômica:
Os ectoparasitos de aves pertencem ao filo Arthropoda, que engloba os animais articulados (animais com pés articulados e exoesqueleto). Vários deles se alimentam de sangue, picando alternativamente indivíduos doentes e outros sadios, sendo responsáveis pela inoculação de diversos germes patogênicos, disseminando doenças. As classes de importância veterinária são a Arachnida e Insecta.
Ordem taxonômica dos ectoparasitos de aves:
Arachnida
Os aracnídeos são classificados em: Araneídeos (aranhas),

Relacionados