015820601821

1327 palavras 6 páginas
DÚVIDA MILIONÁRIA: PROBABILIDADE
Carlos Cezar Campanha1
Eduardo de Jesus Madalena2
Eliane Tereza Leporoni dos Santos3

RESUMO: Objetiva-se, neste artigo, apresentar as probabilidades em cada uma das apostas disponíveis nos jogos da Mega Sena e da Quina, bem como, o valor pago por cada uma delas; apresentar através de tabelas todas as probabilidades de acertos da
Mega Sena e da Quina; comparar algumas vantagens e desvantagens entre os dois jogos, considerando a quantidade de números apostados. A metodologia é a qualitativa, por meio da comparação de informações, analisar qual dos jogos é mais vantajoso, relacionando probabilidade e custo. Os autores consultados para os fundamentos teóricos são: Hazzan (2004), Mello (2000), Furasté (2011), entre outros.

PALAVRAS-CHAVE: Loteria. Matemática. Probabilidade.

1- Introdução
Um aluno me perguntou quais eram as chances de ganhar na Mega Sena. Como estávamos abordando combinação, o momento não poderia ser melhor para à aplicação do conhecimento adquirido no referido tema, bem como, uma excelente situaçãoproblema para iniciar a teoria da probabilidade.
Na aula seguinte, em posse de diversos volantes dos jogos da Mega Sena e da
Quina, iniciamos a busca pela resposta daquela “pergunta que não queria calar”. Apesar de ser conhecedor da resposta daquela situação-problema, deixei que os alunos a descobrissem, todos se envolveram no processo de busca, e após alguns minutos a resposta mais aguardada do bimestre eram de conhecimento de todos. A partir de então, foram necessárias algumas intervenções, para que o trabalho desse continuidade.

1

Professor de Física, da Escola Estadual “Padre Tiago” Mirassol D´Oeste-MT. cezarcampanha@hotmail.com 2

Professor Especialista no Ensino de Matemática, da Escola Estadual “Padre Tiago” Mirassol D´Oeste –
MT. edu.madalena@hotmail.com
3

Professora especialista em Planejamento Educacional, de Língua Portuguesa da Escola Estadual “Padre
Tiago” Mirassol

Relacionados