015751792313

1056 palavras 5 páginas
JAMES MILL
Análise dos fenômenos da mente humana

Trabalho Acadêmico elaborado como pré-requisito para aprovação na disciplina de Psicologia Ciência e Profissão no Contexto Contemporâneo, referente ao curso de Psicologia pelas Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA.

Professor (a): Maria do Socorro Pontes da Silva

Março/2013
Porto Velho/RO 1. INTRODUÇÃO

A mente é um componente primordial para as demais funcionalidades do corpo, pois estão paralelamente condicionados um ao outro. A Mente é um conceito bastante utilizado para descrever as funções superiores do cérebro humano relacionadas à cognição e comportamento.
O termo também descreve a personalidade e costuma designar capacidades humanas, ou mesmo, empregado para designar capacidades de seres sobrenaturais.
A Natureza da mente pode ser classificada simplificadamente e à grosso modo, em três posições. Os dualistas defendem a tese da distinção entre mente e corpo. Os monistas defendem a tese da identidade entre mente e corpo. Os epifenomenalistas defendem a tese da superveniência da mente sobre o corpo.
Muitos foram os pesquisadores, filósofos que aprofundaram seus estudos em torno da mente humana, procurando formas de conceitua-la e de delimitar as diretrizes do seu conhecimento. Dentre os que destacaram, encontra-se James Mill, filósofo britânico e economista, escritor de artigos de grande relevância, sendo eles os principais, “Elementos de Economia Política (1821), Análise dos fenômenos da mente humana (1829) onde aplicou os princípios da psicologia utilitária, baseando sua teoria da mente humana nos princípios da parceria”.

2. James Mill
Nascido na Escócia, em 6 de abril de 1773, James Mill foi um historiador e filósofo. Filho de sapateiro, o que normalmente teria limitado consideravelmente as perspectivas de carreira. No entanto, sua mãe se recusou a permitir isso. “Ela tinha grandes ambições para ele, e desde o começo James foi forçado a acreditar que era superior aos

Relacionados