014050372348

9376 palavras 38 páginas
Logística Reversa: processo de reciclagem de resíduos nas associações do município de
Fortaleza (CE)
Autoria: Adauto José Barbosa, Oderlene Vieira de Oliveira

RESUMO
O objetivo geral consistiu em analisar as práticas de logística reversa inerente as atividades desenvolvidas pelas associações de reciclagens de resíduos. A metodologia utilizada foi o estudo descritivo, de caráter qualitativo. Os resultados apontaram que a atividade de reciclagem de resíduos de pós-consumo é uma realidade cada vez mais comum nas periferias do município de Fortaleza/CE, no entanto a forma de trabalho destas pessoas chega a ser desumana, pois são notórias as condições de insalubridades em que trabalham, além das limitações enfrentadas por estas organizações, que ocorre por falta de uma gestão mais eficiente e políticas publicas voltadas ao setor.
1 INTRODUÇÃO
A cada dia torna-se crescente a preocupação social com questões ambientais. Estudos nessa área (WCED, 1987; MINAYO, 1998; KEMP; MARTENS, 2007; AITA;
RUPPENTHAL, 2008; MURTA, 2009) comprovam que a humanidade caminha para uma situação irreversível se continuar com os atuais níveis de exploração do planeta, e se nada for feito no sentido de amenizar os impactos gerados pela cultura de consumo caracterizada pela idéia do “compre-use-disponha”, até recentemente adotada como padrão pela sociedade sem qualquer questionamento.
Para um maior entendimento da atual situação do planeta, faz se necessário conhecer os principais fatores que de forma direta contribuem para a crescente geração dos resíduos.
Estes são encabeçados pelo crescimento da população mundial, pelo desenvolvimento econômico, pelos altos níveis de industrialização, pelo avanço tecnológico, pela redução do ciclo de vida dos produtos, e obsolescência.
Diante daquela problemática, governo e sociedade vêm somando esforços na busca de minimizar os impactos dos resíduos no meio ambiente, seja pela adoção de ações de reciclagem ou pela aprovação de

Relacionados