013549452364

2219 palavras 9 páginas
O USO DE AGROTÓXICO DE MANEIRA INDISCRIMINADA

Bioma é um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguosque está próximo ou é vizinho. e que podem ser identificados a nível regional, com condições de geologia e clima semelhantes e que, historicamente, sofreram os mesmos processos de formação da paisagem, resultando em uma diversidade de flora e fauna própria.
A Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do planeta e é composta por diversos ecossistemas: além da floresta úmida de terra firme, apresenta diferentes tipos de matas, campos abertos e até espécies de cerrado. Além disso, é de fundamental importância para o equilíbrio global, pois seus rios representam cerca de 20% das reservas de água doce do planeta. Também abrange grandes reservas minerais.
A Amazônia é um bioma extremamente complexo e diversificado quando vista sob os pontos de vista social, cultural, ecológico, econômico. Global, nacional e regional É uma região marcada pelas exuberantes e extensas riquezas e belezas naturais e, ao mesmo tempo, pela degradação e devastação ambiental e pelo quadro de pobreza econômica e miséria social sem precedentes. São, portanto, realidades antagônicas e que provocam revolta e conflito e por que não dizer muitas vezes doenças.
Em 1981, o Banco Mundial apoiou o projeto Pólo Noroeste, com o objetivo de ordenar o uso do solo nas áreas ocupadas pela frente pioneira em Rondônia e para conter o desmatamento. As duas metas não foram alcançadas. Pelo contrário, o desmatamento continuou até mais descontroladamente, sendo ainda incentivado pelas ações do programa (Mahar & Ducrot, 1999). Em 1985, iniciou-se o projeto de Proteção do Meio Ambiente e das Comunidades Indígenas (PMACI I e II), coordenado pelo Instituto de Planejamento Econômico e Social (atualmente Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Seu objetivo principal era orientar a ocupação humana e mitigar os impactos socioambientais decorrentes do

Relacionados