01342087577

373 palavras 2 páginas
A maioridade penal em outros países

Todos os países têm em suas legislações uma idade em que criança ou adolescente começa a ser responsabilidade pelos seus atos infracionais. No Brasil, essa idade é de 12 anos, sendo que na maioria dos países é de 14 anos.
A Organização das nações Unidas (ONU) sugere que a idade mínima da responsabilidade penal não da maioridade não seja muito baixa, embora não faça uma recomendação especifica de é a elevação desse limite.
Situa-se ao que nos parece, no mérito que um menor de dezoito anos é capaz de entender o caráter criminoso da conduta praticada no campo da Medicina e da Psicologia demonstrado que o menor de 16 anos e maior de 18 é capaz de entender plenamente ilicitude da sua conduta.
Em outros países a idade mínima para a responsabilidade criminal é variável sendo de 07 anos na Austrália, Kuwait, Bangladesh, Índia, África do Sul e Paquistão. Na Dinamarca, Noruega, Egito, Suécia e Finlândia, a maioridade penal é fixada ao 15 anos. Nesses países, adolescente entre 15 e 18 anos estão sujeitos a um sistema judicial voltado para os sérvios sociais, sendo a pressão o ultimo recurso.
Nos Estado Unidos, a maioridade penal varia de acordo com legislação vigente em cada estado. Alguns estados fixaram uma idade mínima legal, que varia entre 6 e 12 anos. Os demais seguem o chamado direito consuetudinário, que não é escrito mas baseado nos usos e costumes.
A legislação canadense ( Youth Criminal Justice Act/ 2002) admite que a partir dos 14 anos, nos casos de delitos de extrema gravidade, o adolescente seja julgado pela justiça comum e venha a receber sanções prevista no Código Criminal, porém estabelece que nenhuma sanção aplicada a um adolescente poderá ser mais severa do que aquela aplicada a um adulto pela prática do mesmo crime.
Como no Brasil essa idade e de 12 anos o Artigo 104 do Estatuto da Criança e do Adolescente determina que são penalmente inimputáveis os menores de 18 anos, sujeito ás

Relacionados