012965591260

2573 palavras 11 páginas
A aprendizagem sob véus

Palmyra Medeiros Araújo

Ensinar não é transmitir informações, nem recitar conteúdos. Ensinar tampouco é mostrar-se conhecedor, permanecendo, exibicionisticamente alheio ao aprendente.
(FERNANDEZ, 2001)

A dinâmica pedagógica da sala de aula é muito importante para o processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, gostaria de ressaltar algumas questões que no meu entender, tornam-se geradoras de problemas que merecem ser discutidos em favor de que chegue a bom termo.
Neste texto pretendo apresentar concepções teóricas e práticas de alguns autores sobre a dinâmica de sala de aula, como também, fazer uma análise reflexiva dos dados que coletei através de pesquisa com professores e alunos em quatro escolas públicas da cidade de João Pessoa (PB).
A escola sempre foi e ainda continua sendo uma instituição uniforme, encarregada de veicular norma, transmitir conhecimentos construídos culturalmente, que pressupõem a disciplina e a hierarquização. Esse modelo já não responde às necessidades atuais. O mundo moderno é instável e dinâmico e por isso, o ensino não pode ser um conjunto de conhecimentos que serve para a vida inteira negando com isso, a concepção de aprendizagem enquanto processo.
Numa análise da dinâmica de sala de aula, percebe-se que esta determina que o aluno desde a educação infantil deva permanecer horas a fio sentadas, quietas e concentradas nas explicações do professor, na realização de tarefas. Aqueles que não conseguem cumprir ou se opõem, e não as realiza, são consideradas crianças que não se adaptam porque são desatentas, hiperativas, apresentam distúrbios emocionais, ou coisas parecidas.
Diante dessa realidade de sala de aula, comparo o aluno como um pássaro com um par de asas perfeitas, plumas reluzentes, coloridas e maravilhosas, que carrega em si a capacidade de realizar um vôo livre e solto. Quando colocado em uma gaiola sente-se aprisionado sem realizar o sentido de sua vida nem seu desejo de voar.

Relacionados