01233636544

1141 palavras 5 páginas
Água na atmosfera
6 respostas
A água é uma substância que pode ser encontrada em três estados físicos em condições ambientes no planeta Terra: sólido líquido e gasoso. Dessa maneira, essa substância, composta de duas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio, consegue realizar um ciclo: a água líquida vira vapor, condensa, forma nuvens, as gotículas se acumulam, precipitam, escoam para rios e lagos e recomeçam o ciclo da água. Veja mais sobre como a água pode aparecer naturalmente na superfície sob diferentes aspectos.
Existe uma estimativa sobre a distribuição global de água dizendo que 96,5% da água está em forma salgada em mares, baías e oceanos. Dessa menor parte que está na forma doce, 68,7% está no estado sólido em gelos e geleiras, 30,1% no subsolo, uma parte espalhada em lençóis freáticos (que não tem nada a ver com “lago embaixo da terra”, e sim que a água preenche os espaços porosos e permeáveis das rochas e/ou dos solos) e 0,3% está na superfície. Dessa porcentagem, 89% está em rios e lagos (o restante está em pântanos). Assim, o que pode ser recuperado facilmente para o consumo humano é pouco mais do que 0,007%! Para retirar água de outros lugares mais difíceis e tratar para o ser humano beber, como construir um poço, fica mais caro. Por exemplo, existem países que exportam água e que às vezes é mais caro do que um barril de petróleo. Para tirar o sal da água ainda é caro, mas existe muita pesquisa a respeito para baratear a dessalinização.
Considerando o uso direto e indireto da água ao longo de todo o processo produtivo, o Brasil seria o maior exportador de água do mundo. O Brasil desperdiça entre 37 e 42% de água tratada, segundo o governo por causa de vazamentos e mal uso.
Vapor d’água
Do total de água no planeta, 0,001% da água está na atmosfera. A quantidade de vapor de água no ar é medida por uma grandeza conhecida como umidade relativa do ar (UR). Como o próprio nome diz, é uma relação entre a quantidade de vapor d’água no ar e a

Relacionados