0115386870248

816 palavras 4 páginas
1) Monitorando a Aprendizagem
a) O texto mostra que a destruição das maquinas por trabalhadores ingleses nem sempre teve as mesmas motivações. Explique cada uma delas.

R: O Motim é a busca de uma nova forma de analisar algumas das principais revoltas que ocorreram na República e que até hoje são motivos de estudos e discussões.
Sabotagem é o ato de impedir o pleno funcionamento de quaisquer mecanismos, institucionais ou não, que são contrários aos interesses dos sabotadores. Greve é a cessação coletiva e voluntária do trabalho realizada por trabalhadores com o propósito de obter benefícios, como aumento de salário, melhoria de condições de trabalho ou direitos trabalhistas, ou para evitar a perda de benefícios.

b) O texto também mostra que os empresários capitalistas nem sempre aceitavam as inovações tecnológicas da mesma matéria. Explique por quê.

R: Nem todos os capitalistas viram as inovações tecnológicas como armas ofensivas para obterem maiores lucros. Para alguns elas representavam uma forma de defesa que os protegia contra a falência que ameaçava os competidores retardatários.

c) Ainda é possível observar, nos dias de hoje, rejeições as inovações tecnológicas? De que segmentos sociais elas partem?

R: Não é tão difícil encontramos rejeições tecnológicas atualmente. Para os povos de áreas isoladas e interioranas ainda podemos observar que existe sim uma rejeição a tecnologia, não apenas pelo fato de muitas vezes ela não chegar até lá mas sim por receio de não saber como lidar com ela ou com o novo em geral (é muito comum ainda encontrar o tradicionalismo nessas populações). Outro tipo de rejeição )que eu classificaria como rejeição forçada a tecnologia) é devido a povos que não tem condições de ter acesso a ela, seja por fatores econômicos, entre outros.

2. Você aprendeu que a sociologia é um saber cientifico que nos ajuda a entender que certas idéias e fenômenos sociais nem sempre foram percebidos como os percebemos

Relacionados

  • tempo e dinheiro
    344 palavras | 2 páginas
  • hccd
    675 palavras | 3 páginas