01105614301

2865 palavras 12 páginas
O presente trabalho1 trata de quatro temas centrais:
— relações cívico-militares;
— a queda da democracia;
— a dimensão institucional na política;
— e a problemática da consolidação democrática.

Vou continuar tratando desses quatro temas, mas o foco específico de minha pesquisa atual é uma análise comparativa entre o presidencialismo e o parlamentarismo.

Nesta sala, há gente que tem interesse neste tema e, no mundo, meus colegas acadêmicos — como o professor espanhol Juan Linz, o professor alemão Dieter Nohlen, o professor brasileiro Bolívar Lamounier, o professor chileno-americano Arturo Valenzuela e quase vinte outros — também estão trabalhando nele.

No mundo político há igualmente muito interesse. Por exemplo, no Chile, a consideração do parlamentarismo é um ponto importante do programa do PPD de Ricardo Lagos.

Eu ainda tenho oito meses de meu sabático para fazer pesquisas para o livro em tempo integral. Portanto, para mim é uma honra e uma oportunidade valiosa passar essa tarde com vocês no Instituto de Estudos Avançados, para explorar o meu próximo livro em sua forma preliminar.

Por enquanto, na minha cabeça, o livro terá seis capítulos e um apêndice, mas, obviamente, se eu for um pesquisador sério, esse esquema ainda vai mudar. Comecei, entretanto, com o seguinte plano de pesquisa.

Capítulo I

Tratará do problema da consolidação democrática, decision rules (regras de decisão) é os incentivos à cooperação no parlamentarismo e no presidencialismo.

Neste capítulo, não vou analisar casos concretos. Simplesmente vou desenvolver argumentos baseados no modelo formal, na teoria de jogos e, especialmente, num tipo de incentivo chamado, em inglês, de rational choice.

Capítulo II

Tratará de uma análise quantitativa do universo completo dos cerca de cem países que se tornaram independentes depois da Segunda Guerra Mundial.

Capítulo III

Fará uma reinterpretação do peso das instituições políticas nas quedas de

Relacionados