010657012305

1111 palavras 5 páginas
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO – FIMCA
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

DALIARTHE CORRÊA DA SILVA
LINDOMJONSON DA SILVA COSTA

A ESPECIFICIDADE DO JORNALISMO NAS RÁDIOS COMUNITARIAS: A CONTRUÇÃO DA NOTICIA CIDADÃ NO CONTEXTO NEOLIBERAL

PORTO VELHO/RO
2014

DALIARTHE CORRÊA DA SILVA
LINDOMJONSON DA SILVA COSTA

A ESPECIFICIDADE DO JORNALISMO NAS RÁDIOS COMUNITARIAS: A CONTRUÇÃO DA NOTICIA CIDADÃ NO CONTEXTO NEOLIBERAL

Trabalho elaborado como requisito parcial de nota ao curso de Ciências Biológicas na disciplina de Metodologia Cientifica pela Faculdade Aparício Carvalho - FIMCA

Docente: Prof.ª Daniela Ribeiro Sá dos Santos.

PORTO VELHO/RO
2014

INTRODUÇÃO

Em meados da década de 70, as rádios comunitárias emergiram com os movimentos sociais ligados a comunicação. Era um meio alternativo de divulgação de comerciais e democráticos na construção da cidadania.
O jornalismo era uma ferramenta para a divulgação de noticias comprometidos com a sociedade. Nos dias atuais muitas rádios comunitárias assemelhassem as rádios comerciais locais. Este trabalho tem o objetivo de analisar o jornalismo nas emissoras comunitárias desde a sua cultura profissional e estrutura organizacional.
As rádios comunitárias analisadas neste trabalho foram: a rádio Colheita FM no município de Cabo Santo Agostinho PE e Paranoá FM no Distrito Federal verificam-se duas características: organização familiar, jornalismo de cunho comunitário e politização das populações onde as rádios são prestadoras de serviço. (DA LUZ, 2008).

Palavras-chave: Radio comunitária. Espaço publico. Jornalismo comunitário. Valor-noticia.

1 JUSTIFICATIVA

Segundo Da Luz (2008) em suas observações das rádios comunitárias Colheita FM e Paranoá FM verificou-se que as mesmas mantinham uma forma de organização profissional e estrutural

Relacionados