01 Renova O E Conservadorismo No Servi O Social Marilda Villela Iamamoto

16081 palavras 65 páginas
* 0 Serviço Social na divisão do trabalho*
Á inserção do Serviço Social na divisão do trabalho e as novas perspectivas daí decorrentes são um produto histórico. Dependem, fundamentalmente, do grau de maturação e das formas assumidas pelos embates das classes sociais subalternas com o bloco do poder no enfrentamento da "questão social” no capitalismo monopolista; dependem, ainda, do caráter das políticas do Estado, que, articuladas ao contexto internacional, vão atribuindo especificidades à configuração do Serviço Social na divisão social do trabalho.
Assim sendo, a tarefa de deslindar a temática proposta só pode ser fruto de um esforço coletivo, conjugando as múltiplas contribuições que terão lugar neste encontro. Esta observação adquire maior força diante da situação de turbulência que se verifica na América Central. Um momento de profunda crise econômico-social que assola todo o continente, agravada pelo embate político-armado aberto com as forças pró-imperialistas, tem lugar na região, expressando graus diferenciais de pressão, do estágio e das formas da luta a que se somam as exigências da reconstrução nacional.
Tais considerações levaram-me a situar o tema em um nível maior de amplitude — ainda que necessariamente referenciado à situação brasileira —de modo a sugerir alguns elementos teórico-metodológicos que possam adensar o debate e adequá-lo ás particularidades das distintas realidades nacionais.
1, Parâmetros analíticos
O significado sócio-histórico da prática profissional só é desvendado a partir de sua inserção na sociedade visto que o Serviço Social se afirma como uma instituição peculiar na e a partir da divisão do trabalho.
Para apreender o significado social da prática profissional supõe inseri-la no conjunto das condições e relações sociais que lhe atribuem um sentido histórico e nas quais se torna possível e necessária. O Serviço Social afirma-se como um tipo de especialização do trabalho coletivo, ao se constituir em

Relacionados

  • O processo do envelhecimento: aspectos cronológico e biológico e o impacto social na vida da pessoa idosa
    19364 palavras | 78 páginas