01. DETERMINANDO PH DE SUBSTÂNCIAS USANDO REPOLHO ROXO COMO INDICADOR

437 palavras 2 páginas
1. DETERMINANDO PH DE SUBSTÂNCIAS USANDO REPOLHO ROXO COMO INDICADOR
(PRÁTICA 01)
2. RESUMO - O experimento realizado no laboratório dos alunos do 2 ano B mostra como diferenciar substâncias básicas e ácidas, calculando o PH das mesmas utilizando como indicador o repolho roxo. Quando colocado o extrato do repolho roxo na substância, ela adquire cor diferente dependendo do seu PH. Como por exemplo, aplicado em suco de limão, sua cor fica avermelhada, por ser ácido.
3. OBJETIVO - Verificar com o uso do indicador natural, a acidez ou basicidade das soluções.
4. INTRODUÇÃO – Determinadas substâncias adquirem certas cores em solução ácida ou básica, o indicador é utilizado para mostrar quais são as soluções ácidas e quais são as básicas, conforme a mudança de cor que sofrem. A mudança de coloração ocorre devido ao fato dessas substâncias serem halocrômicas (mudar de coloração em função do PH do meio)
05.MATERIAIS E MÉTODO - Material : #béquer #pipeta #água #extrato de repolho roxo #hidróxido de sódio #bicarbonato de sódio #ácido acético #álcool etílico #ácido clorídrico -Método: 1. Numerar copos de béquer, limpos e secos com a capacidade de 50 mL (aproximadamente) 2. Em um dos béqueres, adicionar em ordem: 40 mL de solução de água e 20 mL de solução de ácido clorídrico (HCl)
3.no

Relacionados