01.833.632-99

843 palavras 4 páginas
Etapa 1
TEMPOS MODERNOS
Charlie Chaplin
(The Tramp)
O filme Tempos Modernos de 1936, mostra um homem que tenta sobreviver à industrialização na década de 30, mostra a população atingida pelo desemprego após a grande depressão que atingiu os EEUU após a crise de 1929.
Tempos Modernos é uma crítica a era da industrialização, onde o operário trabalha numa fábrica na linha de produção e sua função é apertar parafusos, e por fazer esse movimento repetitivo, por trabalhar em regime de escravidão, a enorme pressão do capital sobre os operários, onde o patrão está presente cobrando mais agilidade, rapidez, mais produção, o operário é engolido pelo poder do capital e perseguido por seus ideais, por desejar um mundo mais humano, com oportunidades, garantias, e direitos sociais, ele tem uma crise nervosa e o afastam do trabalho para tratamento. Quando retorna a sua “vida normal” se depara com fome, miséria, desemprego, greves, se vê obrigado a buscar um novo modo de sobreviver e segue em sua busca.
Confundido com um agitador comunista, é preso e ao sair da prisão, prefere não viver fora dela, pois a realidade é muito triste, os problemas sociais assolam as ruas e as vidas das pessoas, ele prefere permanecer preso.
O filme nos mostra a desigualdade social já existente naquela época, onde a burguesia desfrutava o melhor que o capitalismo podia lhes oferecer, a exploração do proletariado que alimentava o luxo e conforto da classe dominante.
Observa-se que a realidade tratada nesse filme de 1936 está presente na atualidade, mesmo após grandes conquistas trabalhistas e sociais, as classes dominantes ainda permanece com a cultura do capitalismo exacerbado, onde o operário é apenas um objeto que serve apenas para acariciar seu ego, numa escalada de poder, luxos, confortos e subserviência.

Nesse filme Chaplin quis passar uma mensagem social.
Questões sociais apontados nesse filme:
Fome;
Desemprego;
Repressão;
Violência;
Abandono;

Relacionados