00Fichamento Do Texto

350 palavras 2 páginas
Fichamento do Texto – Cultura um Conceito Antropológico (Roque de Barros Laraia)

O texto fala sobre A conciliação da unidade biológica e a grande diversidade cultural da espécie humana, que é o tema central de diversas polêmicas, o texto ressalta um enunciado de Confúcio, um filósofo chinês “A natureza dos homens é a mesma, são os seus hábitos que os mantem separados”.
Desde a antiguidade já se percebiam que os homens sempre se preocuparam com a diversidade de modos de comportamento existente entre diferentes povos, seu comportamento varia de ambiente, em cada lugar do mundo as pessoas têm seus costumes, suas culturas, isso varia bastante, inclusive pessoas que moram no mesmo ambiente podem ter costumes e culturas diferentes.
O Determinismo Biológico – As teorias que atribuem capacidades especificas a “raças”, como por exemplo “os alemães têm mais habilidade para a mecânica”; “os judeus são avarentos e negociantes”; “os nórdicos são mais inteligentes que os negros” e isso está errado, segundo os antropólogos as diferenças genéticas não são determinantes das diferenças culturais.
Segundo Felix Keesing, “qualquer criança humana normal pode ser educada em qualquer cultura”, ou seja a criança adquire a cultura, e não nasce com ela.
A espécie humana vem se diferenciando através do dimorfismo sexual, ou seja separando o comportamento entre pessoas de sexo diferente, e que e essa diferença é determinada biologicamente. Mas a antropologia demonstra que muitas atividades atribuídas às mulheres em uma cultura podem ser atribuídas aos homens em outras.
“Um menino e uma agem diferentemente não em função de seus hormônios, mas em decorrência de uma educação diferenciada”.
O Determinismo Geográfico – Já o determinismo geográfico explica que as diferenças do ambiente físico à diversidade cultural, mas, os antropólogos acreditam que é comum existir diversidade cultural em um mesmo ambiente físico.
O exemplo que foi citado no texto foram os lapões e os esquimós, vivem em

Relacionados

  • O feudalismo
    898 palavras | 4 páginas