0095514106-98

16204 palavras 65 páginas
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 Campos Gerais

A região denominada Campos Gerais do Paraná, não tem uma definição única e permanente, visto que muitas vezes ela foi modificada, para atender as necessidades e conveniências de uma identificação regional dentro de um Estado com marcante dinâmica territorial nas últimas décadas.
Existe uma vasta discussão a respeito da delimitação e da terminologia Região dos Campos Gerais. Um dos primeiros estudiosos a tentar delimitar a região dos Campos Gerais foi Saint Hilaire (1820) que descreveu-a da seguinte forma:

Na margem esquerda do Itararé começam os Campos Gerais, região bem diferente das terras que a precedem do lado nordeste, e ele termina a pouca distância do Registro de Curitiba, onde o solo se torna desigual e às verdejantes pastagens se sucedem sombrias e imponentes matas (HILAIRE, 1820, p. 11-12)

Dentro desta descrição apesar do autor não desenvolver nenhum mapa nota-se que a qualificação utilizada para descrever a região levou em consideração aspectos de homogeneidade, continuidade e individualidade presentes nas descrições e comparações de vegetação e pedologia.
Muito posteriormente tem-se o desenvolvimento do primeiro mapa que delimita a região, elaborado por Reinhard Maack em 1948. A expressão "Campos Gerais do Paraná" foi intitulada por Maack (1948), que a qualificou como uma zona fitogeográfica natural, com campos limpos e matas galerias ou capões isolados de floresta ombrófila mista, onde aparece o pinheiro. Nessa definição, a região é ainda limitada à área de ocorrência desta vegetação que a caracteriza e está situada sobre o Segundo Planalto Paranaense, no reverso da Escarpa Devoniana, a qual o separa do Primeiro Planalto, situado a leste. A definição utilizada por Maack (1948) integra tanto critérios fitogeográficos como geomorfológicos. Estas por sua vez são o resultado da influência da estrutura geológica e natureza das rochas, responsáveis pelos solos rasos e arenosos, pouco férteis, que

Relacionados