00934570650

8200 palavras 33 páginas
artigo Original

Assistir ao nascimento de recém-nascidos com malformação desfigurante: a vivência do enfermeiro
Attending the birth of newborns with disfiguring malformation: the nurse’s experience
Marcia Maria Gilgio de Almeida1, Amélia Fumiko Kimura2

RESUMO
Objetivo: Compreender a experiência dos enfermeiros que assistem o nascimento de um recém-nascido com malformação desfigurante.
Métodos: Optou-se por realizar uma pesquisa com abordagem qualitativa, estudo de caso coletivo e os dados foram analisados à luz do referencial teórico do interacionismo simbólico. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semi-estruturada com enfermeiros que atuam no centro obstétrico de um hospital municipal, situado na zona sul da cidade de São Paulo. As entrevistas foram gravadas em fita cassete, posteriormente, transcritas em sua íntegra e analisadas.
Resultados: A análise dos dados permitiu identificar categorias conceituais que compuseram os dois temas: compartilhando com a equipe médica a assistência ao recém-nascido e assumindo a responsabilidade da assistência ao binômio: mãe, recém-nascido.
Conclusões: Os resultados do estudo salientaram a dificuldade enfrentada pelo enfermeiro na assistência ao nascimento de um bebê malformado, em decorrência do despreparo na formação profissional, relacionada ao processo de comunicação enfermeiro-paciente e dificuldade em lidar com as próprias emoções.
Descritores: Anormalidades congênitas; Relações enfermeiropaciente; Enfermagem neonatal; Recém-nascido

ABSTRACT
Objective: The aim of this study was to understand the nurse’s experience for attending babies with visible congenital disfigurement in the context of delivery room. Methods: The study consisted of qualitative survey and collective case study; for data analysis, the symbolic interactionism theoretical framework was used. The sample was composed by nurses working at the birth center of a public hospital in the southern district of the

Relacionados