00652CESTUDO DE CASO GRUPO 03

271 palavras 2 páginas
O Caso da Ponte

ROMEU era casado com JULIETA e se amavam.
Depois de um certo tempo, Romeu começou a chegar cada vez mais tarde em casa.
Julieta se sentiu abandonada e procurou RICARDO, que morava do outro lado da ponte. Acabaram amantes e Julieta voltava para casa sempre antes do marido chegar.
Um dia, quando voltava, encontrou um BANDIDO atacando as pessoas que passavam na ponte. Ela correu de volta para a casa de Ricardo e pediu proteção. Ele respondeu que não tinha nada a ver com isso e que o problema era dela. Ela, então, procurou um AMIGO. Este foi com ela até a ponte, mas se acovardou diante do bandido e não teve coragem de enfrentá-lo.
Resolveu procurar um BARQUEIRO, mais para baixo do rio. Este aceitou levá-la por R$ 115,00, mas nenhum dos dois tinha dinheiro. Insistiram e imploraram, mas o barqueiro foi irredutível. Aí voltaram para a ponte e o bandido matou Julieta.

EM SUA OPINIÃO:
Quem é o mais culpado pela morte de Julieta? E o menos culpado?

SOLUÇÃO
Em todos os momentos da nossa vida acontece algo semelhante. Não temos informações suficientes para julgar adequadamente, mas julgamos. Em vez de buscarmos mais informações, vamos preenchendo os espaços vazios com suposições e fantasias que são sempre baseadas em nossas crenças, valores e sentimentos. E, certamente cometemos injustiças... na maioria das vezes com aqueles a quem mais amamos. Em termos lógicos o maior culpado é o bandido, pois nada justifica o crime. A menos culpada é a Julieta, que teve o maior prejuízo. No entanto, a classificação depende do que carregamos dentro de nós.

Relacionados