006236892585

607 palavras 3 páginas
A Escola Neoclássica ocorreu no final do século XIX a inicio do séc. XX. Comente, resumidamente, qual era a principal preocupação dos Neoclássicos.??
A escola neo-clássica iniciou-se através da Revolução Marginalista, com Carl Menger, Walras, etc.
Eles estavam preocupados em definir o valor de um bem, que era antes definido pela renda dos seus fatores de produção, ex: o valor de um sapato é a soma dos salários e da remuneração do capital do proprietário das ferramentas, local de trabalho etc. Os marginalistas mudaram o rumo da economia ao afirmar que o preço de um bem é afetado pela quantidade de utilidade(bem estar) que este traz para o consumidor. (leia o paradoxo do diamante de smith para entender melhor).
Bem básico é isso.
Depois as preocupações mudaram, para inflação, crescimento, etc.
Pesquisa sobre a escola austríaca que você vai entender melhor a evolução do pensamento neo-clássico, sugiro o site www.mises.org.br, eles tem uma descrição boa da escola.
A grande diferença dos neo-classicos para os keynesianos, era de que os neoclássicos sempre partiam do indivíduo para fazer uma análise, e os keynesianos(maior parte do pensamento eco. atual), foca no agregado.
O QUE E///?

A escola neoclássica ou marginalista do pensamento económico caraterizou-se pelos contributos que deu para o conhecimento da utilidade de um bem e da sua escassez. Caracterizou-se igualmente pela abordagem microeconómica e pelo forte instrumentário matemático com que revestia a exposição e fundamentação das suas teorias visando o equilíbrio da economia.

Aos marginalistas se devem conceitos tão importantes como os da elastecidade-preço e o dos rendimentos decrescentes. .

Os principais vultos desta escola foram Alfred Marshall(1842-1924), Léon Walras(1834-1910), Carl Menger(1840-1921) e Willian Stanley Jevons(1835-1882).

CONCEITO DE ECONOMIA DE ACORDO COM a ESCOLA NEOCLASSICA
A Economia Neoclássica (ou Microeconomia) surgiu em fins do século XIX com o austríaco

Relacionados