005076642550

1261 palavras 6 páginas
INSTITUTO MACAPAENSE DO MELHOR ENSINO SUPERIOR

ACADÊMICO (A): TAIANA SILVA SOARES (NUTRIÇÃO)
DOCENTE: TALITA PONTES
DISCIPLINA: PSICOLOGIA
TEMA: A IMPORTÂNCIA DA PSCOLOGIA PARA A NUTRIÇÃO

Macapá
2014

A necessidade de conhecimentos de psicologia para o profissional de nutrição na intervenção alimentar, considerando que a alimentação está intimamente relacionada com os aspectos emocionais, cognitivo, assim como, social. Para que o paciente siga a dieta e consiga alcançar seus objetivos durante o tratamento é necessário o Sucesso da integração entre ele e o profissional. Assim sendo, é importante para o sucesso da categoria, que já na formação do nutricionista haja, além dos conhecimentos teóricos, uma maior sensibilização da subjetividade humana e se ensine os alunos a ter uma visão mais integral de cada individuo.
Uma alimentação saudável é baseada nas necessidades orgânicas, isto é, a ingestão dos nutrientes necessários para manter as funções corpóreas em plena atividade. Entretanto, muitos fatores influenciam o momento de tomar decisões sobre qual comportamento alimentar deve ser adotado, pois o ato de comer está intimamente ligado, não apenas ao cognitivo, mas às emoções do indivíduo, ao aspecto social bem como a situação econômica e cultural, dentre outros.
Existe certa facilidade de encontrar informações sobre hábitos alimentares saudáveis, devido aos meios de comunicação. Observa-se, porém, que isto não tem sido o suficiente para que as pessoas mudem o comportamento. Estas informações nem sempre persuadem o indivíduo o suficiente, a ponto de gerar uma mudança de hábitos.
A aplicação dos conhecimentos de psicologia colabora com o nutricionista, pois este se encontra em uma posição favorável para motivar a mudança nos hábitos alimentares do paciente. O processo de mudança é árduo, pois a pessoa pode até saber o que comer, mas se sente muitas

Relacionados