005054766768

865 palavras 4 páginas
Material de estudo de manutenção mecânica
Mancal é É uma parte da estrutura mecânica destinada a segurar um eixo, que pode ser móvel ou fixo. Os mancais que seguram eixos móveis são dotados de partes móveis que ajuda este a realizar sua tarefa, tais como diminuir o atrito entre o mancal e o eixo girante.

U m mecânico de manutenção, ao iniciar desmontagem de um conjunto mecânico, constatou a existência de uma série de rolamentos. Examinando os rolamentos, verificou que alguns apresentavam defeitos irremediáveis, ao passo que outros se encontravam em boas condições de uso. Os rolamentos defeituosos teriam de ser substituídos. Que procedimentos o mecânico de manutenção deverá adotar para trocar os rolamentos defeituosos sem danificar aqueles que estão em boas condições de uso? Como evitar danos nos alojamentos dos rolamentos? Nesta aula aprenderemos a verificar e desmontar conjuntos mecânicos chamados mancais de rolamento.

Conceito de mancal

Mancal é um suporte de apoio de eixos e rolamentos que são elementos girantes de máquinas. Os mancais classificam-se em duas categorias: mancais de deslizamento e mancais de rolamento.

Mancal de deslizamento :São concavidades nas quais as pontas de um eixo se apoiam. Por exemplo, na figura seguinte, as duas concavidades existentes nos blocos onde as pontas de um eixo se apoiam são mancais de deslizamento.

Mancais de rolamento :São aqueles que comportam esferas ou rolos nos quais o eixo se apoia. Quando o eixo gira, as esferas ou rolos também giram confinados dentro do mancal. Por exemplo, se colocarmos esferas ou rolos inseridos entre um eixo e um bloco, conforme figura ao lado, o eixo rolará sobre as esferas ou rolos.

Uma mola é um objeto elástico flexível usado para armazenar a energia mecânica. As molas são feitas de arame geralmente tendo como matéria prima mais utilizada o aço temperado.

As roscas são conhecidas pelo seu tamanho (diâmetro da rosca), pelo número de filetes em cada milímetro ou

Relacionados