004572742550

1783 palavras 8 páginas
Análise ambiental

Análise do ambiente Toda empresa existe dentro de uma complexa rede de forças ambientais. Todas as empresas são afetadas por tendências e sistemas político-legais, econômicos, tecnológicos e sociais. Juntos, esses elementos formam o macro ambiente das empresas. Como essas forças são muito dinâmicas, suas constantes mudanças criam milhares de oportunidades e ameaças ou restrições para os administradores estratégicos. Cada empresa também opera dentro de um ambiente mais específico, denominado setor industrial: um grupo de empresas que produzem mercadorias ou oferecem serviços concorrentes. A estrutura de um setor influencia a intensidade da competição entre as empresas que dele fazem parte, impondo algumas restrições em suas operações e oferecendo várias oportunidades para que as empresas bem administradas obtenham vantagens sobre suas concorrentes. O sucesso da administração depende da criação de um elo entre a empresa e seu ambiente externo por meio de atividades de análise ambiental (WRIGHT, KROLL & PARNELL, 2000).
Segundo Oliveira (1997) a análise ambiental tem por base as seguintes premissas: deve-se considerar o ambiente e suas variáveis relevantes no qual está inserida a organização. Este ambiente proporcionará à organização oportunidades que deverão ser usufruídas e ameaças que deverão ser evitadas; para enfrentar essa situação, a organização deverá ter pleno conhecimento dos seus pontos fortes e fracos; o processo de análise interna e externa deverá ser integrado, contínuo e sistemático. A identificação e a análise dos pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças fornece a base para a tomada de decisão estratégica.

Portanto, é pela análise ambiental que podemos identificar as variáveis que influenciam as organizações e sua administração. Dentro dessa perspectiva de influências ambientais, são descritos logo abaixo os elementos que poderão proporcionar vantagem competitiva para as organizações em um dado setor:

Relacionados